conversas (2).png

 

Leitura de portfólio é uma atividade de formação de fundamental importância, comum em festivais e encontros de fotografia.

Nesta atividade fotografo e leitor, trocam ideias e referências sobre o portfólio apresentado. O leitor auxilia os fotógrafos no desenvolvimento de seus trabalhos, possibilitando o direcionamento das propostas e pesquisas apresentadas, contribuindo para encaminhamentos possíveis.

 

Investimento: R$ 280,00

 

INSCRIÇÃO

Marcelo Greco, fotógrafo e professor/orientador, mora e trabalha em São Paulo. 
Em seu trabalho artístico utiliza a fotografia como ferramenta de expressão pessoal. Seu universo íntimo, seu cotidiano e sua cidade são matérias-primas recorrentes de seus trabalhos. Interessa-se também pela investigação de outros territórios em seu fazer artístico: realizou trabalhos em Portugal (2003), França (2016 a 2018) e Itália (2020). Publicou recentemente o livro Abrigo (Editora Origem, 2020), terceiro trabalho de uma trilogia pessoal. Internal Affair (Schoeler Editions, 2013) e Sombras Secas (Schoeler Editions, 2015), os dois primeiros livros desta trilogia, fazem parte do acervo da Library of Congress - USA. Publicou também os livros Brasília - Coleção Passaporte (Schoeler Editions, 2011), Tempos Misturados (Schoeler Editions, 2010), A Sombra da Dúvida (Sensible édition, 2017) e Lágrimas Perdidas (2017).
Greco realizou exposições nacionais em instituições como Pinacoteca do Estado - SP, Museu da Imagem e do Som - SP, Centro Cultural São Paulo Caixa Cultural - SP, Museu da Imagem do Som - Santos. Realizou exposições internacionais nas instituições Tropenmuseum (Holanda), Leica Gallery Solms (Alemanha), Leica Gallery Frankfurt (Alemanha). 
Em seu trabalho como professor/orientador desenvolve cursos e oficinas de fotografia autoral no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), orienta fotógrafos no desenvolvimento de projetos pessoais, coordena e edita trabalhos para exposições em eventos nacionais e internacionais. Foi curador geral do Festival de Fotografia Paraty em Foco 2008. 
Desde 2012 desenvolve projetos de intercâmbio cultural e residências artísticas em países como Holanda e França. Tem como parceiros nestes projetos os holandeses Leo Divendal e Machiel Botman, além do diretor artístico francês Pierre Devin. Greco é um dos membros do projeto Territoire Sensible, uma plataforma francobrasileira, idealizada por Pierre Devin e Fabiana Figueiredo, que se articula em torno das artes visuais e busca refletir sobre um mundo em plena mutação.