Ana Paula Soukef é fotógrafa e pesquisadora, doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolve trabalhos autorais em fotografia, com enfoque nas temáticas territorialidade e memória indígena na América Latina. Em 2021, participou da exposição Rituels Photographiques, rituels de resistance - Festival de Arles (França). Em 2022, foi membro do comitê de seleção do Prêmio de Fotografia Marc Ferrez, da Funarte; também em 2022 lançou o documentário Guardiões do Milho, contemplado pela Lei Aldir Blanc. É organizadora do livro Ara Pyau: Tempo Novo (Editora AAESC, 2021) e do livro Semear a resistência: ensaios sobre arte, educação e luta indígena (Editora AAESC, 2023). Realiza trabalhos de assessoria de projetos culturais e, atualmente, atua como comunicadora do projeto OPANÁ, junto ao povo Avá-Guarani do oeste paranaense.
Caio Cezar. Entre 1993 e 2005 atuou no fotojornalismo diário, nos jornais A Notícia e Diário Catarinense. Em Desde 2005 dedica-se a fotografia autoral. Atua no fotojornalismo, como freelancer, e tem entre seus clientes o jornal Folha de São Paulo, Editora Globo, Vogue e a Revista Trip, onde publicou na capa a famosa foto do beijo gay entre surfistas. Desde 2014 dá aulas de iluminação de estúdio, fotografia básica, Adobe Lightroom e Retratos em cursos livres e oficinas. Conquistou seis vezes o primeiro lugar da Maratona Fotográfica de Florianópolis, na categoria Fotografia Analógica. Em 2013, teve uma foto publicada no livro “A Day In The World”, publicado pela fundação Aday, da Suécia, com prefácio de Desmond Tutu e mil fotografias selecionadas entre mais de dois milhões de imagens enviadas dos cinco continentes. Ainda em 2013 foi convidado a participar da exposição “Fotografia Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios e Ruídos", no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), com o painel “Banana 45”. Em 2014 participou do livro “TESOUROS MARÍTIMOS – A Construção de Embarcações na Costa Catarinense”, publicado pela Editora Cacupé Em 2019 fotografou para a Revista Vogue o célebre designer francês de sapatos Christian Louboutin. Em 2020, com a exposição denominada “Quinze”, participou do “Instantes”, Festival Internacional de Fotografia de Avintes, em Portugal.
Diorgenes Pandini. Jornalista pós-graduado em fotografia, Mestre em Artes Visuais. Atuou no mercado nos principais jornais de Santa Catarina. Foi editor assistente no jornal A Notícia em Joinville e repórter fotográfico na NSC Comunicação, para o Diário Catarinense, em Florianópolis, SC. Em 2016 foi para Medellín, na Colômbia, cobrir a maior tragédia do esporte mundial, a queda do avião da Chapecoense. A cobertura foi um dos momentos mais críticos da carreira do fotógrafo e teve grande repercussão no estado. Já em 2018, Pandini esteve na Rússia por 36 dias e fez a cobertura multimídia da Copa do Mundo. Além de fotografias para os jornais impressos e digitais, participou de entradas ao vivo para a rádio CBN/Diário e também fez reportagens em vídeo para o Jornal do Almoço, como fez também entradas ao vivo, diariamente, no jornal Bom Dia SC, ambos programas da NSC TV, filiada da Rede Globo. Foi também durante a cobertura da Copa do Mundo que Diorgenes captou as imagens que fazem parte da primeira mostra individual, a РОССИЯRussia. A exposição aconteceu na Fundação Cultural Badesc, na Galeria Municipal de Balneário Camboriú e no Instituto Internacional Juarez Machado, com curadoria da artista Lucila Horn.
Endrigo Righetto. Printer e especialista em tratamento de imagem, laboratorista desde 1994. Atualmente é sócio proprietário da Multicor Atelier de impressão, primeiro estúdio de impressão certificado pela Hahnemuhle em Santa Catarina. Realiza as impressões do festival de fotografia de Floripa na Foto e da Feira Arte Foto. Tem atuado principalmente com tratamento de imagens e impressão para artistas e realização de exposições.
Guilherme Pedroso dedica-se a fotografia a 16 anos, pós graduado em Fotografia pela Instituição F508 (2023) e integrante do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA) em Florianópolis. Foi o ganhador da Maratona Fotográfica de Florianópolis na categoria Digital lente fixa em 2023. É formado também em Administração (2011) e Gestão de Projetos (UNIVALI, 2014). Além da prática e pesquisa em fotografia, atua também com gestão e pesquisa de tecnologia blockchain, sendo vinculado a Obscura (obscura.io), organização digital que tem como missão o fomento de fotografia no formato digital através da comerciazação via criptomoedas. Pesquisa e participa do mercado da arte na blockchain e comercialização de artes através de criptomoeads desde 2021.
Julia Perosa é fotógrafa, atriz e historiadora. Graduada em história, em Fotografia e em Artes Visuais. Conduz seus trabalhos artísticos no viés documental e performático. Faz parte (desde 2015) do coletivo de artistas da Casa Vermelha, onde integra o grupo de teatro comunitário O Bando. Já participou de diversas peças como As Novas Aventuras do Tio Patinhas, Rinocerontes ou Guia Prático para Épocas Facistas, e Kinder. Também já integrou o grupo Teatro em Trâmite, onde participou da peça Barro e do experimento cênico Cârceres Privados (veículado ao vivo pelo youtube, durante a pandemia Covid-19). Faz parte da criação do roteiro e execução do Podcast Ponte Dialógica e da série de vídeos sobre arte brasileira TRANSVER, veículados pelos streamings da Casa Vermelha. Desde 2021 participa do coletivo de fotógrafos do NEFA (Núcleo de Estudos de Fotografia e Arte).
Klaus Schlickmann. Nasceu em São Ludgero, Santa Catarina, 1987. Bacharel em Comunicação Social - UNISUL, Brasil - 2011. MBA Gestão Empresarial - FGV, Brasil - 2016. Mestre em Fotografia - UCP, Portugal - 2021. Entre seus trabalhos notáveis estão; direção de fotografia para filmes Stop-Motion feitos pela produtora ANIMAKING, curta-metragens independentes e trabalho realizado documentando a Expedição Oriente entre Indonésia e Brasil com a Família Schurmann. Atualmente pesquisa narrativas visuais, trabalhando em projetos pessoais na forma de livros e impressões analógicas no sul de Santa Catarina, além de adorar fazer retratos e criar narrativas com sua câmera.
Laura Biasi é artista visual formada pela UDESC (2021), com experiência em fotografia analógica adquirida na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo, na Espanha (2019). Sua pesquisa artística explora a interseção entre a fotografia analógica e digital, e nas possibilidades que o processo analógico proporciona como prática artística. E, a partir delas, aprofunda a potencialidade das imagens fotográficas de evocar sensações despertadas pela memória. Atualmente, Laura também é professora de francês, graduanda em Letras Francês na UFSC e membro do NEFA desde 2023.
Laura Lavergne, é fotógrafa e professora de fotografia. Curadora e produtora de encontros e exposições de livros de fotografia. Coordenadora de várias exposições itinerantes de fotolivros. No Brasil, realiza o projeto em conjunto com Lucila Horn da Biblioteca Itinerante Floripa na Foto (Florianópolis-SC-Brasil) e ELFA "Encontros de livros de fotografía de Autores Latino-americanos". Em Cuba "Muestra de Libros de Fotografía de Autores de Argentina y Latinoamericanos" da Fototeca de Cuba (Cuba). Na Argentina dirige e coordena o projeto FOTOLIBRO RODANTE uma biblioteca virtual de fotolivros latino-americanos, curadora e produtora do "LibroVa!" junto com a Escola Municipal de Fotografia de Berazategui-Buenos Aires, integra o FELIFA (Prêmio Internacional Felifa) como parte da equipe e coordenadora da itinerância do Prêmio Internacional de fotolivros, é responsável pela realização de bibliotecas móveis em Cuba, Brasil e Argentina. Fez trabalhos freelance para diferentes veículos de imprensa, mídias impressas e livros: El Porteño, Suplemento de Cozinha do Jornal e Revista de La Nación, Editorial Planeta, Emecé Argentina, Tusquets, Beas Ed., entre outros. Como fotógrafa realizou diversas exposições (individuais e coletivas). Autora da edição Independente do livro "Em terra" e do livro "Perfecto Romero... e você será o fotógrafo" publicado pela LP Editores, também de diferentes protótipos únicos de livros de fotografia - e livros de artista. Editora junto com Jorge Piccini da LP Editores - editora argentina de livros de fotografia latino-americanos. Curadora e pesquisadora, junto com Lucila Horn, do projeto e exposição "Detrás de los Fotolibros" que já participou de eventos em mais de 5 países latino-americanos. Atualmente faz parte da equipe do FELIFA (Festival de Fotolivros de Autor na Argentina), ministra palestras e workshops sobre fotografia e autopublicação de fotolivros na Argentina (Espacio Gurruchaga e outros), Brasil (NEFA) e Cuba (Fototeca de Cuba). Realiza o Projeto Biblioteca Itinerante FOTOLIBRO RODANTE participando de palestras e encontros de livros em diferentes instituições e festivais de fotografia. Nomeado para o Star Photobook Dummy Award (2023 e 2024). Júri do Prêmio Lovely House de publicaçõa do Festival Imaginária/Brasil 2023. Como fotógrafa realiza diversos trabalhos e projetos independentes.
Lucila Horn. Curadora, artista, produtora e educadora. Graduada em Artes Plásticas; Especialista em Arte, Ciências Humanas e em Fotografia; Mestre em Educação e Cultura e Doutora em Educação, com pesquisa na área de fotografia. Como curadora destacam-se as exposições: “Brasil África em nós” (Parceria com Walter Firmo - 2009) no MIS SC; “Fotografia(s) Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios, Ruidos” (2013-2014) no Museu de Arte de Santa Catarina – MASC; co-curadora de “Translitorânea” (2014) de Andrea Einchenberger com curadoria de Michel Poivert, no MESC; Projeto Feiras Arte FOTO em Helena Fretta Galeria de Artes (2015-2024). Em 2021 esteve entre os 15 curadores convidados para o Les Rencontres d'Arles - Iandé & Photo Doc – Rituels photographiques | Un regard sur le Brésil. Orientadora da Missão fotográfica Balneário Camboriú 2020 e da Missão fotográfica Joinville 2023. Atualmente é pesquisadora e coordenadora da pesquisa Mapa Foto Joinville, e orientadora o NEFA Joinville e do NEFA Florianópolis. Coordena o Festival de Fotografia Floripa na Foto, o BC Foto Festival e o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte - NEFA. Curadora e organizadora junto com Laura Lavergne (Argentina) do Encontro de Livros de Fotografia de Autores latino-americanos - ELFA e do Projeto “Detrás de los fotolibros” que já circulou por 5 países da América-latina.
Lui le Blanc é Uruguaio e estudou na Escola Uruguaia de Fotografia de 2008 a 2010 e em 2012 iniciou seus estudos em Licenciatura de Fotografia em Belas Artes. Na sua trajetória trabalhou como fotógrafo no Ministério do Trabalho do Uruguai e também como professor assistente na Faculdade de Informação e Comunicação. Luis tem experiência em diferentes áreas da fotografia, mas moda e retratos artísticos são a sua paixão e área que vem desenvolvendo trabalhos autorais. Além da fotografia o artista também domina os programas de edição fotográfica e designer, como adobe photoshop, Lihgtroom, Capture one e Ilustrator. Atualmente partricipa do NEFA (Núcleo de estudos em fotografia e arte) e trabalha como fotógrafo na Agência de Moda Donaire e como fotógrafo freelance.
Marcelo Greco. Em seu trabalho como fotógrafo, utiliza a fotografia como ferramenta de expressão pessoal explorando os universos íntimos como fonte de criação. Interessa-se também pela investigação de outros territórios. Nesta área realizou trabalhos em Portugal (2003), França (2016 a 2018) e Itália (2020). Durante sua trajetória já realizou mais de 27 exposições individuais e 16 exposições coletivas sendo estas nacionais e internacionais. Algumas delas em Instituições nacionais como a Pinacoteca do Estado - SP, Museu da Imagem e do Som - SP, Centro Cultural São Paulo, Caixa Cultural - SP, Museu da Imagem do Som - Santos. Entre as Instituições internacionais podemos citar o Tropenmuseum (Holanda), Leica Gallery Solms (Alemanha), Leica Gallery Frankfurt (Alemanha)., Théâtre de la Nacelle, Aubergenville, França. Publicou recentemente (2023) o livro Fogueira Doce pela editora Vento Leste”. Em 2020 publicou o livro "Abrigo" (Editora Origem, 2020), terceiro trabalho de uma trilogia pessoal. “Internal Affair” (Schoeler Editions, 2013) e “Sombras Secas” (Schoeler Editions, 2015), os dois primeiros livros desta trilogia, fazem parte do acervo da Library of Congress - USA. Publicou também os livros “Brasília” - Coleção Passaporte (Schoeler Editions, 2011), “Tempos Misturados” (Schoeler Editions, 2010), “A Sombra da Dúvida” (Sensible édition, 2017) e “Lágrimas Perdidas” (2017). Foi fundador da Schoeler Editions em 2008, editora com projeto inovador para a época de publicações com tiragem limitada e realizadas em pigmento mineral em diversos tipos de papeis. Criador da Rios Greco junto à Helena Rios, selo editorial que tem por objetivo a criação e produção gráfica de livros de autor. Em 2025 a Rios Greco junto a Vento Leste lançará a coleção Rosa Brava. Esta coleção será constituída por artistas que tem o universo feminino como questão de desenvolvimento artístico. Em seu percurso como orientador e editor já auxiliou a criação de mais de 50 livros. Atuou como professor por 20 anos no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Em seu trabalho de orientador desenvolve projetos de intercâmbio cultural e residências artísticas em países como Holanda e França. É membro do projeto Territoire Sensible, uma plataforma franco-brasileira, que se articula em torno das artes visuais e busca refletir sobre um mundo em plena mutação.
Maria Luiza Amorim Artista visual de Florianópolis. Reside atualmente em Buenos Aires, Argentina. Formada em Design pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Seu trabalho é dedicado à fotografia experimental, à criação de publicações de artistas e ao ensino de técnicas experimentais da fotografia, dando cursos no Brasil e Argentina. Faz parte do estúdio Paz Soldán em Buenos Aires, onde tem seu ateliê. Trabalha com a equipe do Unknown Creative Studios como Designer. Seu trabalho foi selecionado para representar o Brasil na Exposição Internacional de Fotografia do Mercosul “Mulheres Rurais em Ação” realizada no Paraguai (2018), na Exposição Internacional Luz del Fuego Chile (2023), e recebeu menção honrosa na feira de portfólios do San José Photo 4th International Photography Festival, Uruguai (2023). Participou das Residências Artísticas R.A.R.O, Buenos Aires (2022), Micro Residência La Isla, Buenos Aires (2022), residência "Na foto Cartographies Catarinenses", Brasil (2020), residência artística NaCasa, Brasil (2021). Participou de exposições coletivas no Museu da Memória de Santa Catarina, Brasil (2023), na Fundação Badesc, Brasil (2022) e no NEFA Florianópolis, Brasil (2019).
Paloma Gomide. Graduada em Cinema e em Fotografia, Mestre em Roteiro pelo Escola internacional de Cinema de Cuba. Cineasta e fotógrafa, focada em projetos autorais com narrativas femininas. Em 2023 cursou o mestrado em escrita de roteiro na EICTV. Dirigiu os curta metragens “onde era mar”(2023) e “se a vida me desse um desejo” (2024). Seus projetos de fotografia já foram premiados e expostos em Brasil, Portugal e Chile.
Ricardo Faion (Florianópolis, 1992) Bacharel em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014); Bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2021) e Pós-Graduado em Direito Empresarial pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (2022). Como advogado atua na área de direitos autorais e correlatos, com ênfase no direito de artistas e de produtores culturais. Em paralelo, desenvolve atividades de produção fotográfica e literária. Suas principais publicações são: o livro infantil “A menina solitária e o gênio” (2018) pela editora Sonhos de Bolso; os contos “Neve” e “Alho e óleo” (2019) nas edições 1 e 2 da Revista Texturas; 1° colocado no Desafio Inclusivo da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina, Conte uma história, com o conto “O assoalho e a bailarina” (2020); publicou em versão digital o livro “Kaeb und der Wolkenpalast” (“Kaeb e o palácio das nuvens”), em 2021, na Alemanha, através do Ministério de Educação e Cultura de Saarland.
Rosely Nakagawa é arquiteta de formação. Criou a primeira galeria de Fotografia em São Paulo, a Galeria FOTOPTICA com Thomaz Farkas em 1979. Coordenou a Casa da Fotografia FUJI desde 1996, depois da saída de Stefania Bril e foi curadora das galerias Fnac de 2004 a 2010. Como curadora independente em fotografia, realizou mostras e edições de livros de fotógrafos brasileiros e estrangeiros, entre eles: Anna Mariani, Carlos Moreira, Eduardo Viveiros de Castro, Keiichi Tahara, Eduardo Viveiros de Castro, Luis Braga, Luiz Gonzalez Palma, Mario Cravo Neto, Martin Chambi, Maureen Bisilliat, Sebastião Salgado, Thomaz Farkas, Tiago Santana, Fernando Lemos, entre outros nomes da fotografia contemporânea. Como comissária e curadora de artes plásticas atuou trabalhando nas exposições de artistas plásticos como Fabrizio Plessi, Aldemir Martins, Candido Portinari, Feres Khoury, Luise Weiss, Rubens Matuck e trabalhou com acervos de Museus Brasileiros como Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea, Biblioteca Guita e José Mindlin, Instituto de Estudos Brasileiros, Instituto Socioambiental, entre outros. Foi a primeira curadora a ocupar o espaço expositivo do SESC São Paulo no SESC Fábrica Pompéia em 1986. Desde então, anualmente tem realizado mostras em diversas unidades do SESC/SP. É membro do conselho curador do Museu da Cultura Cearense Dragão do Mar desde 2000, e da Associação VIDEOBRASIL desde 1986. Em museus e galerias fora do Brasil, atuou nos EUA New York _ PS1 / MOMA, quando realizou em 1988 a exposição coletiva Brazil Projects e no e Guggenheim Soho, em 1998 e no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian em 2024. Desde 2017 é consultora da SECULT Ceará e desde 2021 está na direção do Centro Cultural do Cariri.
Vanessa Alves é docente da área de comunicação, voltando-se para conhecimentos específicos no campo de imagens fotográficas e audiovisuais. Formada em design, com ênfase em comunicação digital e pós-graduada pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, em Fotografia – práxis e discurso fotográfico, atualmente professora universitária da Univali – Universidade do Vale do Itajaí – SC, nos cursos de publicidade e propaganda, design gráfico, design de moda e audiovisual, além de coordenar o projeto de extensão Oxigênio – central de podcast e atuar junto a extensão da universidade no Projeto Rondon. Fotógrafa e proprietária do Café Estúdio Criativo, atendendo demandas comerciais do mercado de fotografia publicitária para grandes marcas regionais e nacionais. Também desenvolve trabalhos fotográficos autorais no campo de intersecção entre a fotografia e arte contemporânea, engajando-se em diversos grupos livres de pesquisa e festivais de imagens audiovisuais, além de atuar no mercado comercial de fotografia publicitária há 20 anos.