O trabalho ”Corazón rebelde” que Ana Soukef realiza desde 2015, traz como argumento o pertencimento, força e a resistência dos povos latino-americanos. Com interesse em questões comuns que atravessam diferentes territórios e contextos, Ana desenvolve sua pesquisa buscando conectar à ancestralidade e à contemporaneidade de territórios e povos originários.
As imagens, sejam elas da costa litorânea no norte do Uruguai, ou do Brasil em região rural do Paraná ou em aldeia Guarani Mbya em Santa Catarina; da Colômbia, em Nare no interior ou na Comuna 13 em Medellín; ou ainda no México, Deserto Wirikuta ou San Cristóbal de las casas – Chiapas (comunidade zapatista Oventic), nos conduzem por paisagens urbanas e naturais ao encontro de outros mundos, visíveis e invisíveis, que formam esta grande pátria - América Latina.
Nesse contexto de ancestralidade e resistência a narrativa se constitui e revela a memória comum das lutas que ecoam na emergência de: ni un desaparecido más; a favor da identidade e contra um inconsciente colonial capitalista.
Lucila Horn