Curso profissionalizante - 1.png

Curso profissionalizante Fotografia como expressão

MÓDULO 3

DISCIPLINA: EXPERIÊNCIA SESORIAIS E IMAGEM

PROFESSOR: LUI LE BLANC

CARGA HORÁRIA: 5

 

EMENTA: TEM COMO OBJETIVO DESENVOLVER A COMPETÊNCIA SENSOPERCEPTIVA, INCENTIVANDO OS PARTICIPANTES A EXPLORAR E PERCEBER O MUNDO VISUAL AO SEU REDOR POR MEIO DOS SENTIDOS. POR MEIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS E EXERCÍCIOS DE IMERSÃO, BUSCA-SE CRIAR EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS QUE CONECTEM SENSAÇÕES E EMOÇÕES À PRODUÇÃO DE IMAGENS SIGNIFICATIVAS, PROMOVENDO UMA COMPREENSÃO MAIS PROFUNDA DA RELAÇÃO ENTRE PERCEPÇÃO E REPRESENTAÇÃO VISUAL.

 

DISCIPLINA: DIREÇÕES PARALELAS: PERFORMANCE, FOTOGRAFIA E EXPRESSIVIDADE

PROFESSOR: JULIA PEROSA

CARGA HORÁRIA: 5

EMENTA: PENSAR RELAÇÕES DA CRIAÇÃO DE IMAGENS A PARTIR DA CENARIZAÇÃO, DO TEATRO E/OU A PERFORMANCE, NO PROCESSO DE CRIAÇÃO. NESSE SENTIDO, A DISCIPLINA PRETENDE TRAZER PROPOSIÇÕES PARA A DIREÇÃO DE CENA DE FOTOGRAFIA USANDO TÉCNICAS DE DIREÇÃO TEATRAL. SEJA COM JOGO DE CENA MAIS TRADICIONAL OU COM EXERCÍCIOS DE EXPRESSÃO CORPORAL, CONFORME O DESEJO DE QUEM ESTÁ FOTOGRAFANDO. O OBJETIVO É AUMENTAR O LÉXICO DE POSSIBILIDADES, EXPLORANDO O AUTORRETRATO, A DIREÇÃO DE PERSONAGEM E A AÇÃO DE FOTOGRAFAR. A PROPOSTA INCLUI OBSERVAR PROCESSOS DE ARTISTAS REFERÊNCIAS E ENTRAR EM CONTATO COM TÉCNICAS E JOGOS PARA ATORES E NÃO ATORES, E INTRODUZIR O BÁSICO SOBRE TEATRO E PERFORMANCE RELACIONANDO TAIS TEORIAS A TEORIAS DA FOTOGRAFIA.

DISCIPLINA: FOTOGRAFIA E SOCIEDADE
PROFESSOR: JULIA PEROSA

CARGA HORÁRIA: 10 

 

EMENTA: A FOTOGRAFIA SEMPRE ESTEVE ENVOLVIDA COM O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DE FORMA MUITO ESTREITA. PRINCIPALMENTE PELA SUA RELAÇÃO DIRETA COM O CONCEITO DE VERDADE. SEJA NO JORNALISMO, EM MATERIAIS DIDÁTICOS OU EM ENCICLOPÉDIAS A FOTOGRAFIA É UMA FORMA MUITO CONCRETA DE OBSERVARMOS E PENSARMOS A HISTÓRIA DO SER HUMANO MODERNO. O OBJETIVO DA DISCIPLINA É COMPREENDER A RELAÇÃO DA FOTOGRAFIA COM A HISTÓRIA MUNDIAL, MAS TAMBÉM PERCEBÊ-LA COMO FERRAMENTA ARTÍSTICA E IDEOLÓGICA, QUE NOS QUESTIONA QUAL É O PAPEL DE QUEM FOTOGRAFA NA SOCIEDADE? FAZ-SE ESSENCIAL PENSAR NOS FOTÓGRAFOS COMO SUJEITOS PRODUTORES DE REGISTROS HISTÓRICOS DE UM TEMPO, CAPAZES DE MOBILIZAR OPINIÕES E MUDAR OS RUMOS DE UM ACONTECIMENTO.

DISCIPLINA: PUBLICAÇÕES

PROFESSOR: LUCILA HORN

CARGA HORÁRIA: 10

 

EMENTA: ESPAÇO DE REFLEXÃO E ELABORAÇÃO DE UM LIVRO DE FOTOGRAFIA AUTORAL, PASSANDO PELO PROCESSO DE EDIÇÃO, DIAGRAMAÇÃO, AS POSSIBILIDADES ARTESANAIS, EDITAIS E O MERCADO EDITORIAL PARA REALIZAÇÃO E FINALIZAÇÃO. O OBJETIVO É TRAZER PARA AOS PARTICIPANTES UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA COM OS ELEMENTOS BÁSICOS QUE FAZEM PARTE DE UM LIVRO DE FOTOGRAFIA.

DISCIPLINA: EXPOGRAFIA

PROFESSOR: LUCILA HORN

CARGA HORÁRIA: 10

 

EMENTA: ESPAÇOS, EDIÇÃO E ESCOLHAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FOTOGRÁFICOS QUE POSSAM SUSTENTAR UMA NARRATIVA SOBRE DETERMINADO CONCEITO. ASPECTOS ESSENCIAIS NA CRIAÇÃO DE UMA EXPOSIÇÃO. ETAPAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO. PROPOSTAS DE DIÁLOGOS COM O PÚBLICO. PLANEJAR, REPRESENTAR E PRÉ VISUALIZAR O RESULTADO DE UMA MONTAGEM EXPOSITIVA.