¿Cuántas maquetas?
Quantos bonecos?
4
¿Cuál es el tiempo transcurrido entre la primera maqueta y la edición final del libro?
Quanto tempo levou entre o primeiro boneco e a edição final do livro?
4 anos/anõs
¿Cuáles fueron los principales cambios que ocurrieron en el proceso desde la primera maqueta?
Quais foram as principais mudanças que aconteceram no processo desde o primeiro boneco?
Tudo. O primeiro boneco foi completamente experimental. Depois de muito selecionar as imagens no meu computador e tentar diferentes PDFs, eu resolvi imprimir as fotos. Olhei por semanas as imagens impressas na minha parede. Depois, desci as imagens ao chão e comecei a brincar com as possíveis duplas, tentando escutar o que surgia no encontro entre uma e outra. O boneco nasceu desse mesmo exercício de por e tirar imagens. Isso porque eu comprei um caderno preto e colei as imagens. Não foi uma impressão de algo pré-concebido em um PDF. Eu não tinha uma sequência definida, apenas duplas que eu entendia que funcionavam e uma intuição de uma proto-narrativa. Quanto ao formato das imagens, eu ainda não tinha definido que elas seriam todas na vertical e sangradas. Eu ainda não tinha tido a ideia de colocar textos junto com as imagens. Mas tinham coisas que eu não abriria mão até a edição final: Imagens em preto e branco, autorretratos intercaladas com fotos evocativas de sensações, fundo preto, formato similar a um caderno ou livro de literatura. Algumas fotos que eu sabia que eram essenciais já estavam nesse boneco. Creio que algoo projeto se manteve desde o primeiro boneco: uma paisagem interna de uma vítima. Isso só foi ganhando mais complexidades e camadas.
Eu demorei muito tempo para aprovar as maquetes finais, e talvez por isso tenha tido pouca diferença do boneco "final" para a versão publicada do livro. Eu já contava com o apoio de uma designer com experiência em confecção de fotolivros para a última versão do boneco. Ela foi me guiando para que eu fizesse escolhas condizentes com as condições para a viabilização dele enquanto livro. O próprio último boneco foi feito com o tratamento já das imagens tal como elas seriam impressas no livro. A maior diferença foi que o boneco foi impresso em offset digital, e o livro em offset.
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Todo. La primera maqueta fue completamente experimental. Tras seleccionar muchas imágenes en mi ordenador y probar diferentes PDF, decidí imprimir las fotos. Contemplé las imágenes impresas en la pared durante semanas. Luego, las bajé al suelo y empecé a experimentar con posibles combinaciones, escuchando lo que surgía al cruzarse. La maqueta nació de este mismo ejercicio de poner y quitar imágenes. Esto se debe a que compré un cuaderno negro y pegué las imágenes. No era una impresión de algo preconcebido en un PDF. No tenía una secuencia definida, solo combinaciones que entendía que funcionarían y una especie de protonarrativa. En cuanto al formato de las imágenes, aún no había decidido que todas fueran verticales y sangradas. Aún no se me había ocurrido incluir texto junto a las imágenes. Pero había cosas a las que no renunciaría hasta la edición final: imágenes en blanco y negro, autorretratos intercalados con fotos evocadoras de sentimientos, un fondo negro, un formato similar al de un cuaderno o un libro de literatura. Algunas fotos que sabía que eran esenciales ya estaban en esta maqueta. Creo que algo del proyecto se mantuvo igual que en la primera maqueta: el paisaje interior de una víctima. Esto solo adquirió más complejidad y capas.
Me llevó mucho tiempo aprobar los modelos finales, y quizás por eso hubo poca diferencia entre la maqueta "final" y la versión publicada del libro. Ya contaba con el apoyo de una diseñadora con experiencia en la producción de fotolibros para la versión final de la maquete. Ella me guió para tomar decisiones coherentes con las condiciones para su viabilidad como libro. La maqueta final se creó con las imágenes ya procesadas, tal como se imprimirían en el libro. La mayor diferencia fue que la maqueta se imprimió en offset digital y el libro en offset.
Ana Dalle Vedove
Maqueta / Boneco
Eu vejo esse processo se dando em ondas. As ideias veem e se desenvolvem num crescente. Elas arrastam tudo que encontram pela frente até que estouram. O boneco é esse estouro que se dá com o choque entre a ideia e o concreto. Quando a outra onda vem por trás, ela leva consigo o que estava na primeira, mas não da mesma forma. Ela incorpora o que veio antes, ao mesmo tempo em que deixa escapar outros elementos e tudo segue em movimento como uma maré crescente.
O boneco, nesse sentido, não é só uma maquete — ele é um marcador de passagem. Ele permite que as ideias decantem e que outras nasçam a partir delas.
Esses bonecos foram muito importantes para dar materialidade ao conceito do livro. Ter algo palável nas mãos me trouxe uma dimensão que os pdfs não conseguiram. As possibilidades não eram mais infinitas como pode parecer ao brincar em um InDesign. Antes mesmo de determinar o nome ou o formato, o primeiro boneco me fez ver as imagens em sequência, no virar de páginas, podendo tocá-las. Isso tudo me ajudou a organizar o sentido do que eu queria com aquelas imagens. O objeto físico me deu limites, e os limites foram, paradoxalmente, libertadores. Ele me obrigou a escolher, a cortar, a ordenar. Foi no enfrentamento com o material que o livro começou, de fato, a se construir. Mais do que um ensaio gráfico, o boneco foi uma etapa decisiva de pensamento, onde forma e conteúdo começaram a se encontrar.
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Esses bonecos foram muito importantes para dar materialidade ao conceito do livro. Ter algo palável nas mãos me trouxe uma dimensão que os pdfs não conseguiram. As possibilidades não eram mais infinitas como pode parecer ao brincar em um InDesign. Antes mesmo de determinar o nome ou o formato, o primeiro boneco me fez ver as imagens em sequência, no virar de páginas, podendo tocá-las. Isso tudo me ajudou a organizar o sentido do que eu queria com aquelas imagens. O objeto físico me deu limites, e os limites foram, paradoxalmente, libertadores. Ele me obrigou a escolher, a cortar, a ordenar. Foi no enfrentamento com o material que o livro começou, de fato, a se construir. Mais do que um ensaio gráfico, o boneco foi uma etapa decisiva de pensamento, onde forma e conteúdo começaram a se encontrar.
Veo este proceso como si ocurriera en oleadas. Las ideas surgen y se desarrollan en un crescendo. Arrasan con todo a su paso hasta que estallan. La maqueta es este estallido que ocurre con la colisión entre la idea y lo concreto. Cuando llega la siguiente ola, se lleva consigo lo que había en la primera, pero no de la misma manera. Incorpora lo anterior, a la vez que deja escapar otros elementos, y todo continúa en movimiento como una marea creciente.
La maqueta, en este sentido, no es solo un modelo, es un marcador de paso. Permite que las ideas se asienten y que otras surjan de ellas.
Estas maquetas fueron cruciales para dar cuerpo al concepto del libro. Tener algo tangible en mis manos me proporcionó una dimensión que los PDF no podían. Las posibilidades ya no eran tan infinitas como podrían parecer al jugar con InDesign. Incluso antes de decidir el nombre o el formato, la primera maquete me permitió ver las imágenes en secuencia, pasar las páginas y poder tocarlas. Todo esto me ayudó a organizar el significado de lo que quería con esas imágenes. El objeto físico me impuso límites, y esos límites fueron, paradójicamente, liberadores. Me obligó a elegir, a recortar, a organizar. Fue al confrontar el material que el libro realmente comenzó a tomar forma. Más que un ensayo gráfico, la maquete fue una etapa decisiva en mi pensamiento, donde forma y contenido comenzaron a converger.
Ana Dalle Vedove
Historia sobre el libro / História sobre o livro
Acho importante ressaltar que no meio do caminho, teve o boneco que foi enviado para o FELIFA, em 2023. Eu tinha já um boneco bem rudimentar pronto com muitas páginas, mas por uma requisição do festival, eu tive que refazer a edição para conter o número de páginas máximo permitido. Isso fez com que eu tivesse que fazer um boneco exclusivo para inscrevê-lo no festival. Curiosamente, esse processo me fez desapegar de imagens que eu achava que eram essenciais e repensar todo o trabalho. Foi um bom exercício. Cabe notar que eu fiz apenas um desse boneco. Ele foi enviado para o festival e se encontra em posse deles.
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Creo que es importante destacar que, en el proceso, se presentó la maqueta a FELIFA en 2023. Ya tenía lista una maqueta muy rudimentaria con muchas páginas, pero debido a una solicitud del festival, tuve que rehacer la edición para ajustarla al máximo número de páginas permitido. Esto significó que tuve que crear una maqueta exclusiva para presentarla al festival. Curiosamente, este proceso me hizo descartar imágenes que consideraba esenciales y replantearme toda la obra. Fue un buen ejercicio. Cabe destacar que solo hice una de esta maqueta. La presenté al festival y está en su posesión.
Ana Dalle Vedove