Núcleo de estudos em fotografia e arte – NEFA nasceu em 2014 como um desdobramento da DUO arte e produção, das produtoras Lu Renata e Lucila Horn, que desde 2004 atuava na área de cursos, oficinas, palestras, colóquios e workshops criando diálogo com outros produtores da fotografia de Santa Catarina, do Brasil e da América Latina.

O NEFA tem como finalidade agregar pessoas interessadas em estudar e desenvolver projetos e pesquisas com fotografia.

 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

 

2020

 

Fevereiro - 9º Encontro de Livros de Fotografia de autor - parte da programação do 2º Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler - fiK 2020.

 

 

 

2019

JANEIRO

NEFA: anfitrião do projeto “Caravana Foto em Pauta na estrada: Região SUL”,   Museu da Escola Catarinense, Florianópolis/SC. Leitura de portfólio e seleção de artistas do Sul do Brasil para compor a mostra fotográfica coletiva “VENTO SUL” integrante do Festival de Fotografia de Tiradentes (MG), sob a curadoria de João Castilho e Pedro David. Coordenação de Eugênio Sávio. 

FEVEREIRO

O projeto “Missão de cultura a cultura”, residência artística vivida por Dirce Körbes, Luciana Petrelli e Lucila Horn, que aconteceu em Portugal (Arredores de Avintes e Ilha de São Miguel/Açores, em fevereiro de 2019 | Projeto coordenado por Lucila Horn e patrocinado pelo Edital Municipal de Cultura/2018, da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Participação do Nefa no Instantes Festival Internacional de Fotografia de Avintes (Portugal): Projeção dos vídeos “Noite, paisagens imaginárias” de Ana Sabiá, Betinha Trevisan, Dirce körbes, Luciana Petrelli, Lucila Horn, Ro Cechinel e Soninha Vill; “Descontínuo Cotidiano” de Adriana Füchter, Eduardo Beltrame, Luis Paganelli, Maria Luiza Sumienski e Zeila Sardá; e “VeraCidade” de Lucas Flygare e Arthur Cunha.

Lançamento dos livros autorais da Coleção NEFA no Festival Internacional de Fotografia de Avintes – Portugal.

A coleção de livros de fotografia Nefa 2019 passa a integrar o acervo do Instantes – Avintes - Portugal

A coleção de livros de Fotografia nefa 2019 passa a integrar o acervo do Photobook Club Vigo – Vigo – Espanha

Produção da exposição Inverno em Provence, curadoria de Marcelo Greco. Participação: André Cunha, Bernanrdo Dorf, Helena Rios, Leco Jucá, Lucas Pacífico, Marcelo Greco, Marcelo Hein, Marcio Távora, Monica Paes, Paola Vianna. – MASC.

Realização das convocatórias para as exposições “Vestiremos as cores que quisermos” e “ExistirResistir”

Organização e chamada de trabalhos para o 5º Fórum Fotografia, Arte e Educação. 

Organização e convocatória para do Encontro de Livros de Fotografia de Autor.

MARÇO

Lançamento do Livro “A casa que Roda” de Marcelo Fernandes em Balneário Camboriú – Curadoria Lucila Horn e Flávio Fernandes.

Palestra Fotografia e Memória – Poéticas Visuais, por Lucila Horn. Estúdio Brasil Imagens. Balneário Camboriú.

Oficina para Educadores “A fotografia na contemporaneidade e seus usos nos processos educativos” com Lucila Horn. Estúdio Brasil Imagens. Balneário Camboriú.

Curadoria e Produção da Exposição Olhar outros Olhares de Luis Paganelli – Reitoria da UDESC.

Festival de Fotografia Floripa na Foto | Centro Integrado de Cultura, Florianópolis/SC

- Exposição Noite, paisagens imaginárias | Espaço Lindolf Bell, Centro Integrado de Cultura, Florianópolis/SC

- Exposição Páginas de Adriana Füchter, Luis Paganelli e Zeila Sardá

 - Exposição “VerAcidade” com Arthur Cunha, Eduardo Beltrame, Maria Luiza Sumienski, Lucas Flygare e Soninha Vill. Curadoria Lucila Horn. Sala Paulo Gaiad - Fundação Cultural Badesc, Florianópolis /SC. A exposição coletiva VerAcidade integrou o ciclo de exposições do Festival Floripa na Foto.

- Realização para o 5º Fórum Fotografia, Arte e Educação. 

- Produção e realização das exposições “Vestiremos as cores que quisermos” e “ExistirResistir”, Ano ZERO de Luis Camara e Carlos Franco / Portugal, Vinte anos depois de Pereira Lopes / Portugal, Parentes de Rogério Ferrari, Novo Olhar de Adriana Füchter e Catarina Rudiger.

- Organização e chamada de trabalhos para o 5º Fórum Fotografia, Arte e Educação. 

Seleção e participação de quatro integrantes do Coletivo 7Mulheres do NEFA (Ana Sabiá, Dirce Körbes, Luciana Petrelli e Lucila Horn) na mostra coletiva “VENTO SUL”, integrante do 9° Festival de Fotografia de Tiradentes (MG), Centro Cultural Yves Alves/SESI Minas. 

Palestra do NEFA e coletivo 7Mulheres no Festival de Fotografia de Tiradentes (MG) e projeção do vídeo “Noite, paisagens imaginárias” 

Lançamento de livros autorais da Coleção NEFA no Festival de Fotografia de Tiradentes (MG).

ABRIL

Entre nós entre laços Exposição multimídia das artistas Lucila Horn, Dirce Körbes e Luciana Petrelli. O projeto “Missão de cultura a cultura”, residência artística vivida por Dirce Körbes, Luciana Petrelli e Lucila Horn, que aconteceu em Portugal em fevereiro de 2019, apresenta a projeção " Entre nós entre laços". O projeto envolveu três diferentes olhares, que enfatizam a relação “de cultura a cultura”, buscando identidades e diferenças com nossas raízes açorianas. Cada uma das artistas construiu seu trabalho a partir de uma abordagem própria. - Sala Lindolf Bell - Centro integrado de Cultura, Florianópolis

Projetando a Educação - A Fotografia como Ferramenta na Educação - parte da programação nacional do grupo Fotografia pela democracia, nas comemorações do dia mundial da educação.

Projeção e debate - Democracia realiza uma nova projeção com o tema #ProjetandoaEducação.

Em um mundo cada vez mais ditado por imagens, a fotografia se torna chave para compreensão dos processos que passamos dia após dia neste mundo.

As imagens são resultantes de convocatória é aberta a todos os interessados a enviar imagens que remetem à educação em um amplo sentido, entendendo que educação é muito mais do que as fronteiras de uma sala de aula e sim formas de ver e pensar o mundo. Em Florianópolis a projeção e debate é promovida pelo Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA, em parceria com o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE e a Associação de Arte Educadores de Santa Catarina – AAESC

MAIO

Pesquisa e produção expográfica para sala experimental NEFA - Espaço em metamorfose. Processos, pesquisa, coletivo e expografia. A sala onde acontecem os encontros do Nefa transformou-se num espaço expositivo experimental, um laboratório onde o Coletivo 7Mulheres, ocupa as paredes para estudar o processo de cada uma, como acontece na pesquisa para o projeto: Noite, Paisagens Imaginárias. A ideia é abrir as experiências ao público. É contar um pouco do percurso, como as pesquisas individuais tecem um corpo coletivo. 

JUNHO

Inauguração e abertura ao público da Sala experimental NEFA com a exposição, processos de pesquisa em fotografia “Noite – Paisagens Imaginárias do Coletivo 7Mulheres.

Produção e lançamento da Revista do NEFA em Exposição (1ª edição impressa e digital) com o Coletivo 7Mulheres com projeção do vídeo - Noite, paisagens imaginárias.

Exposição Vestiremos as cores que quisermos no Varal da Trajano

JULHO

 Os fotolivros da Coleção NEFA passam a integrar o acervo da biblioteca de fotografia TURMA, grupo argentino de fotolivros coordenado por Julieta Escardó.

Curadoria e produção da Exposição РОССИЯRussia de Diorgenes Pandini – Sala Paulo Gaiad – Fundação Cultural Badesc.

AGOSTO 

Projeção Missão de Cultura a Cultura. Dirce Körbes, Luciana Petrelli, Lucila Horn. Conversa da Coordenadora Lucila Horn com professores de arte. Local: Galeria Municipal Pedro Paulo Vecchietti, das 13h às 14h.

 

A Sala experimental NEFA participa da Maratona fotográfica com a Exposição Noite - paisagens imaginárias e Mostra de livros latino-americanos como parte do Agosto Fotográfico NEFA.

Exposição Olhar outros Olhares de Luis Paganelli – Círculo Ítalo-brasileiro.

SETEMBRO -  

Exposição “Noite, paisagens Imaginárias” do Coletivo 7Mulheres é selecionada no Edital BRDE de Curitiba/PR.

Exposição РОССИЯRussia de Diorgenes Pandini, Curadoria Lucila Horn – Galeria Municipal de Arte de Balneário Camboriú

OUTUBRO - 

05/10 Assembleia nacional da Rede de Produtores em Fotografia no Brasil com participação virtual em Santa Catarina na sala do NEFA - Na chapa eleita Lucila Horn está na Direção regional Sul.

Lançamento da Coleção de Fotolivros NEFA na Feria del Libro VA em Buenos Aires (Argentina)

Curadoria da Exposição coletiva “Arte por elas” com as integrantes Ana Sabiá, Dirce Körbes, Luciana Petrelli e Lucila Horn (artista e curadora), promovida em parceria NEFA e Galeria de Arte Helena Fretta, na Assembléia Legislativa de Florianópolis em ocasião do evento...

Participação do Coletivo 7Mulheres no evento da instituição psicanalítica 18ª Jornadas da Maiêutica com a temática “Instituições, Transparência e Ética”. Exposição “Noite, paisagens imaginárias” - Hotel Slaviero, Florianópolis, SC.  

Integrantes do NEFA participam do Varal do Trajano na cidade de Nova Veneza (SC)

Produção do vídeo-depoimentos - “Noite, paisagens imaginárias”.

Produção e organização da exposição no Círculo Italo-brasileiro e conversa no MASC, com Elena Givone - Fotógrafa italiana - Parceria Masc e Circulo Italo Brasileiro (Lucila e Dirce)

NOVEMBRO -

Bate-Papo de apresentação, projeção do vídeo-documentário “Noite, paisagens imaginárias” e lançamento de fotolivros do Coletivo 7Mulheres na Lovely House Casa de Livros na Galeria Ouro Fino, São Paulo/SP.

Exposição “Noite, paisagens imaginárias” em cartaz no Tralharia Antique Bar, Florianópolis, SC.

Realização da 4ª edição da Feira ARTE FOTO, parceria do NEFA e da Galeria de Arte Helena Fretta. Exposição coletiva com 33 artistas.

Exposição РОССИЯRussia de Diorgenes Pandini, Curadoria Lucila Horn – Instituto Internacional Juarez Machado – Joinville.

DEZEMBRO

Workshop O livro de Fotografia como expressão com Marcelo Greco - NEFA

Curadoria da Exposição Pequenos formatos – Helena Fretta Galeria de Artes

Palestra Poéticas Fotográficas Contemporâneas com Inaê Coutinho

Leitura de Portifólio coletiva com Inaê Coutinho

Mostra de livros no Varal da Trajano (Coletivo de fim de ano)

Abertura da exposição CORPOGRAFIA de Ana Soukef, Julia Thomé, Marcus Dutra, Maria Luiza Amorim e Verônica Gazola.

 

2018

Dezembro - Curadoria de participação da exposição Rastros de Pesquisa - Museu da Escola Catarinense - MESC

Curadoria do livro A casa que roda de Marcelo Fernandes.

Abril a outubro - NEFA Balneário Camboriú (oficinas com Cláudio Feijó, Rosely Nakagawa e Marcelo Greco) Coordenação de Lucila Horn e Marcelo Fernandes.

Agosto - Feira ArteFoto - Helena Fretta Galeria de Arte

Agosto - Leitura de Portfólio com Marcelo Greco

Junho - Leitura de Portfófio com Rosely Nakagawa

Março - Leitura de Portfólio com Luiz Braga

Fevereiro - Participação no Encontro dos Festivais de Fotografia do Brasil em Fortaleza - CE 

Janeiro - Exposição Coletiva ver(A)cidade - fiK 2018 - curadoria Soninha Vill e Lucila Horn

Janeiro - Coordenação Educativa do Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler - fiK - Ceart UDESC

 

2017

Dezembro - Festival Floripa na Foto e Encontro de Livros de Fotografia de Autor - ELFA

Outubro/novembro - Feira Arte Foto Criciúma 

Agosto - Feira Arte Foto - Helena Fretta Galeria de Arte

03 e 04/02. WORKSHOP DESCONDICIONAMENTO DO OLHAR COM CLAUDIO FEIJÓ. ESTUDIO BRANDÃO FOTOGRAFIAS. FLORIANÓPOLIS

Março - Curadoria e participação da exposição MULHERES DA FOTOGRAFIA - Galeria Municipal Pedro Paulo Vecchietti

CURSO DE FOTOGRAFIA BÁSICA COM BRUNO RUY. FEVEREIRO/2017. DUO ARTE E PRODUÇÃO. 

18/01.CONVERSA ABERTA COM BORIS KOSSOY – MUSEU DA ESCOLA CATARINENSE – MESC. FLORIANÓPOLIS.

12/01. CURADORIA E MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO ONDE TE DÓI DE NYCOLLE CORREA. GALERIA MUNICIPAL DE ARTE PEDRO PAULO VECCHIETTI. FLORIANÓPOLIS. 06/01.  PALESTRA "PROCESSOS FOTOGRÁFICOS HISTÓRICOS E DIGITAIS - IMPRIMIR PARA CONSERVAR!" COM MILLARD SCHISLER. - MUSEU DA ESCOLA CATARINENSE – MESC. FLORIANÓPOLIS.

CURSO DE FOTOGRAFIA BÁSICA COM BRUNO RUY. JANEIRO/2017. DUO ARTE E PRODUÇÃO. 
 

2016

Curso "A Fotografia como forma de expressão - Módulo I" com Marcelo Grego. de 13 a 16 de maio.

Palestra e noite de autógrafos com Marcelo Greco em 12 de maio de 2016

workshop "Livro de fotografia: da ideia ao protótipo" com laura Lavergne, dias 9 e 11 de maio de 2016.

Curso de Iluminação com Sergio Vignes dias 6 e 7 de maio de 2016

Curso “Sobre o Olhar” com Anita Koneski de  22 de março a19 de abril de 2016

Produção do Projeto Bacia dos Bichos

Palestra “Evolução da Fotografia de Moda” com Clicio Barroso em 8 de abril de 2016

Curso “ A pele Perfeita” com Clicio Barroso dias 9, 10 e 11 de abril de 2016

Curso "A Fotografia como forma de expressão - Módulo I" com Marcelo Grego. de 12 a 15 de fevereiro.

Curso " Brincando com a luz" com Miguel Chikaoka. 16 e 17 de fevereiro.

 

2015

4º Festival de Fotografia Floripa na Foto. 24 a 28 de novembro de 2015.

Projeto Bacia dos Bichos. Exposição no Museu Histórico de Santa Catarina. Novembro de 2015

Produção da Exposição "Olhar outros olhares" de Luis Paganelli, na Galeria Municipal Pedro Paulo Vecchietti. Outubro de 2015

Produção da Exposição "O eu e o outro" de Ricardo Ramos. Setembro de 2015

Curadoria para a galeria circuito - Casa Cor 2015.

Participação no Projeto ASTROLÁBIO. Contemplado no 11º Edital Rede Nacional de Artes Visuais da FUNARTE.

Exposição FUI NADAR NO CÉU PORQUE NÃO SEI VOAR. Galeria Municipal de Artes Pedro Paulo Vecchietti. Florianópolis, 10 de junho à 31 de julho de 2015.

NEFA - Núcleo de estudos em Fotografia e arte.

Curadoria e produção: Coletivo MULTICOR: intercambio de imagens. Instituto internacional Juarez Machado.  de 2 à 30 de junho de 2015.

Curadoria e produção: Coletivo MULTICOR: intercambio de imagens. Galeria Floripa Shopping, Florianópolis, 5 de março a 30 de abril de 2015.

Curadoria e produção: Coletivo MULTICOR: intercambio de imagens. MESC, Florianópolis, 3 de dezembro de 2014 á 30 de janeiro de 2015.

 

2014

Produção e co-curadoria do projeto Translitorânea, com Andrea Eichenberger, 2014.

Produção do workshop de tratamento de imagem com Sandro Sampaio, 6 e 7 de dezembro de 2014.

Participação no evento Duna - Feira de Arte. Oficinas: 1- Fotografia Contemporânea . 2- Ligthpainting, 6 de setembro de 2014.

Projeto Fotografalando – Conversas mensais sobre fotografia. MIS SC.
Exposição “Fotografia(s) Contemporânea Brasileira: Imagem, Vestígios, Ruídos” – Museu de Arte de Santa Catarina. Jan, fev e março de 2014.

Exposições ENTRE NADA E LUGAR NENHUM, de Otávio Nogueira, DEPOIS DA ÁGUA, de Telma Scherer, LAR, SALGADO LAR, projeto coletivo de Daniel Geib, Pedro Cunha, Thiago Santos, Robson Nunes e Victor Piedade e AMÉRICA ANDINA, de Daniel Mancuso. 19 de fevereiro a 23 de março de 2014. Espaço Lindolf Bell. Centro integrado de Cultura. Florianópolis – SC

WORKSHOP AUTO-EDIÇÃO DE FOTOLIVROS / 2014. Com Laura Lavergne – Argentina - 28, 29 e 30 de abril das 14 às 18h. Duo Arte e produção

Início do NEFA – Núcleo de estudos em Fotografia e arte.

 

Como Duo arte e produção:

 

2013

3º FESTIVAL DE FOTOGRAFIA FLORIPA NA FOTO.

Evento Retratar-Se-Retratando – Fotografia, arte e Educação. Com Ricardo Peixoto, Miguel Chikaoka e J. R. Ripper – Florianópolis. Fundação Cultural Badesc, Ceart Udesc, Escola Desdobrada E NEI Costa da Lagoa, Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne. – Mont Serrat.

Curadoria da Exposição e elaboração do catálogo “Litorâneas” de Alessandro Gruetzmacher – Fundação Cultural Badesc. Florianópolis.

Exposição “Sobrevoo” de Ricardo Ramos - Fundação Cultural Badesc – Florianópolis

 

2012

Exposição IMAGENS DA OUTRA NOITE de Lu Renata. Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti.

Exposição ÉDEN (MANIFESTO) de kalone kienda. Memorial Meyer Filho.

PALESTRA: A FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA com Michel Poivert – Professor da Universidade Paris 1 - Sorbonne. Historiador e crítico, atua como curador de exposições, algumas em espaços como o Jeu de Paume e Maison Européenne de la Photographie. Teatro Álvaro de Carvalho – TAC.

WORKSHOP: PROCESSOS FOTOGRÁFICOS CONTEMPORÂNEOS – O RETRATO EM PERSPECTIVA, com Andrea Eichenberger - Universidade Paris 1 – Sorbonne – Post-PhD Arts / Photography. Fundação Cultural Badesc.

Exposição UMA COOPERATIVA IMAGÉTICA – FOTOGRAFIAS com Fábio Cabral, Otávio Nogueira e Paulo Greuel. Galeria Helena Fretta.

Projeto cinema e fotografia, de abril a novembro na terceira quinta-feira do mês na Fundação Cultural Badesc.

Projeto Fotografalando. Conversa com os fotógrafos Cláudio Brandão (abril), Álvaro Diaz (maio), Otávio Nogueira (junho), Paulinho Moska (julho), Caio Cezar (julho),
Juliano Baby (agosto).

Oficina de Produção Cultural – Univali – ITAJAÍ.

Exposição e lançamento do livro “Ciganos” de Rogério Ferrari. Fundação Cultural Badesc.

Exposição NA FOTOGRAFIA – Fotógrafos de Santa Catarina. Fundação Cultural Badesc.


2011

VII Colóquio Sobre Ensino de arte – Arte e Política.

Festival de fotografia itinerante na cidade de Lagura e Videira.

II Festival de Fotografia Floripa na Foto.

Oficinas de Pinhole – Escola Básica Brigadeiro Eduardo Gomes – Campeche – Florianópolis.

Exposição Intervenção Urbana – 34 fotografias (2m X 3m) ocuparam o terminal urbano da cidade de Florianópolis por 2 meses.

Projeto Fotografalando – conversa com os fotógrafos Scott Macleay (Setembro) e Marcelo Juchem (agosto).


2010

I Festival de Fotografia Floripa na Foto.

Workshop DE FOTOGRAFIA DE NU - DO EDITORIAL AO AUTORAL COM KAZUO OKUBO.

VI Colóquio sobre ensino de artes – Inter-relações Possíveis.

Exposição Luz em Doraci – Homenagem a Artista plástica Doraci Girulat – Fotografias Lu Renata e Lucila Horn.


2009

Workshop de Fotografia de surf com SEBASTIAN ROJAS.

Ciclo de palestras - Outros olhares e os olhares dos outros – convidados: Humberto Lemos, Janaína Miranda e Cláudio Feijó.

Lançamento do livro Brasil Imagens da Terra e do Povo de Walter Firmo e conversa com o autor.

Projeto O Brasil de Walter Firmo – Patrocínio Fundação Cultural Palmares.

Exposição África em nós – curadoria Walter Firmo.

Workshop Brasil – África em nós com Walter Firmo.

Workshop LIGHTROOM 2.0 INTERAÇÃO PHOTOSHOP CS4 – CLÍCIO BARROSO (FLORIANÓPOLIS).

Oficina O SOM EM CENA – BETO STRADA (FLORIANÓPOLIS).


2008

Workshop FOTOGRAFIA DE SURF – SEBASTIAN ROJAS (FLORIANÓPOLIS).

Workshop PHOTOSHOP CS4 – MEGA FUSÕES – ALEXANDRE KESSE (LONDRINA).

Workshop FOTOGRAFIA DE PRODUTO – CLICIO BARROSO (BLUMENAU).

Workshop UNIVERSO DA COR COM WALTER FIRMO – WALTER FIRMO (FLORIANÓPOLIS).

Workshop INSTRUMENTALIZAÇÃO FOTOGRÁFICA – MARIO ESPINOSA, (FLORIANÓPOLIS) - Integrando a Rede Nacional FUNARTE – Arte Visuais.

Workshop FLUXO DE TRABALHO COM LIGHTROOM – MARCOS ISSA (FLORIANÓPOLIS).

Oficina de ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO COM BERNARDO FLORIT (FLORIANÓPOLIS).

 

2007

Workshop ILUMINAÇÃO PARA MODA COM CLICIO BARROSO (BLUMENAU).

 

2006

Oficina de PRODUÇÃO CULTURAL COM MARCELO MIGUEL (JOINVILLE).

Oficina de PRODUÇÃO CULTURAL COM MARCELO MIGUEL (FLORIANÓPOLIS).

 

2005

Workshop REALIZAÇÃO DE VÍDEO COM LUCIANO COELHO.

 

2004

Workshop LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA COM LUCIANO COELHO (JOINVILLE).

Workshop DIREÇÃO DE ARTE COM SAID ASSAL (JOINVILLE).

Workshop DESCONDICIONAMENTO DO OLHAR COM CLÁUDIO FEIJÓ.

Workshop ILUMINAÇÃO FOTOGRÁFICA – CÍRCULOS DE LUZ COM MÁRIO ESPINOSA.