Oficina
A LIBERDADE NA FOTOGRAFIA DE RUA
com Nilo Biazzetto Neto
De 12/05 às 12h até 13/05 às 18h
15 vagas
PROGRAMA
12/05
A primeira etapa da oficina será de um mergulho profundo no universo da fotografia de rua. Durante todo o dia serão apresentados milhares de fotografias, dezenas de projetos, infinitas possibilidades e uma enorme quantidade de referências, livros, sites, dentre outras esferas que essa vertente da fotografia nos apresenta. Os participantes serão expostos a uma verdadeira “overdose” de imagens, trabalhos, rascunhos, narrativas e fotógrafos, onde terão a oportunidade de entrar em contato imersivo com a temática da fotografia de rua e as suas mais diversas concepções e intenções.
Conteúdo:
1.“A RUA É ONDE TUDO ACONTECE”
A Cor das ruas;
A cidade e o preto e branco;
O momento decisivo e a “direção silenciosa”;
O fotógrafo invisível;
Os horários de luz;
A fotografia da noite;
A comida das ruas;
O Retrato e os personagens da Rua;
A rua como um cenário;
A fotografia de celular (mobgrafia);
Ensaios, projetos e as mais diversas possibilidades na fotografia de rua;
A escolha de temas;
A construção narrativa;
A cidade e sua identidade.
2. GRANDES FOTÓGRAFOS DE RUA (da história e contemporâneos);
*Esta etapa da oficina será dedicada a municiar os participantes com referências da fotografia de rua, com a apresentação de trabalhos de grandes fotógrafos de todos os tempos. Desde o princípio da fotografia até os dias atuais.
Obs.: Ao final do dia, será proposto um trabalho prático para que seja desenvolvido por cada participante, com base em tudo aquilo que foi visto no primeiro dia de oficina. Os trabalhos deverão ser desenvolvidos entre a noite do dia 12 e a manhã do dia 13.
13/05
O segundo dia de nossa oficina será dedicada à produção fotográfica e análises de trabalhos desenvolvidos.
A parte da manhã será toda dedicada à produção prática do trabalho proposto.
A parte da tarde será integralmente destinada à análise dos trabalhos produzidos durante a oficina e também à leitura de portfolios pessoais dos participantes*
*obs: é opcional a cada participante, apresentar, na etapa final da oficina, um portfolio impresso de até 12 fotografias.
Sobre NILO BIAZZETTO NETO
”Nasci em 1975 em Curitiba-PR e iniciei minha trajetória na fotografia em 1994 durante a faculdade de publicidade e propaganda. Em 1998 fundei a Portfolio, hoje um importante centro cultural dedicado especialmente à fotografia, mas também à arte, cultura, música e gastronomia. Atuei por quase 18 anos no mercado publicitário nas áreas de moda, arquitetura, retratos e gastronomia. Em 2009 inaugurei a Galeria Portfolio, onde desde então atuo como diretor e curador e já realizei dezenas de exposições com grandes nomes e novos talentos da fotografia brasileira. Tive trabalhos expostos em diversas mostras coletivas e individuais no Brasil, Europa e América Latina. Em 2014 criei a Muro Galeria, um espaço democrático de exposições ao ar livre, na esquina da Portfolio, em Curitiba. Em 2016 lancei meu primeiro livro chamado Primárias. Em 2017 fundei o Instituto Portfolio de Fotografia onde atualmente, atuo diretamente com a fotografia e educação como ferramentas de transformação social. Em 2020 lancei meu segundo livro: Cáustico e em 2021 o terceiro livro: RUA. A Liberdade Fotográfica é a minha identidade; a fotografia de rua, minha grande paixão; o mar é minha essência e a fotografia como arte de rua, uma de minhas principais formas de expressão.”