Logo Cinza e Laranja de Fotografia.png

NOVO

Resultado da convocatória

 

A coordenação do NA FOTO – RESIDÊNCIA – Cartografias Catarinenses, projeto contemplado pelo edital Elizabete Anderle de Apoio à Cultura/Artes de 2019, comunica o resultado da sua convocatória.

Cumprindo as regras do edital, a comissão de seleção reuniu-se virtualmente de 26 a 28 de março e após as três etapas previstas – análise das cartas de intenção/propostas iniciais às cegas, análise de portfólios às cegas e por último currículos e localidade de origem – chegaram ao seguinte resultado:

 

  • Débora Klempous Corrêa - Florianópolis
  • Gabriel Schlickmann Rottgers Cardoso - Florianópolis
  • Janine Alessandra Perini – Barra Velha
  • José Luiz Ronconi – Nova Veneza
  • Lilian Barbon - Florianópolis
  • Lucas Correia – Balneário Camboriú
  • Luis Antônio Sant Anna Paganelli - Caçador
  • Maria Luiza Amorim - Florianópolis
  • Pedro Dutra - Florianópolis
  • Philipe Gabriel - Canelinha
  • Renata Gordo - Florianópolis
  • Veronica Gazola - Florianópolis

 

1º Suplente: Leo Veronimo - Florianópolis

2º Suplente: Jonathan Valejo - Florianópolis

 

IMPORTANTE: Comunicamos que em decorrência da pandemia do novo corona19, o encontro presencial/residência não acontecerá na prevista no edital.

A confirmação de data será definida pela coordenação, juntamente com orientadores e selecionados, assim que seja possível.

 

Coordenação NA FOTO

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

Estão abertas as inscrições para o projeto NA FOTO – RESIDÊNCIA, uma proposta de residência fotográfica que tem como objetivo fomentar a produção artística no estado de Santa Catarina e viabilizar a publicação de livros de fotografia. O projeto, que foi um dos contemplados pelo edital Elizabete Aderle de Apoio à Cultura/Artes de 2019, é uma realização do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA), de Florianópolis, e conta com a coordenação da artista e curadora Lucila Horn.  

 

Com o tema Cartografias Catarinenses, o NA FOTO - RESIDÊNCIA busca explorar as múltiplas e diversas identidades regionais do estado, compreendendo o território como um fenômeno cultural e físico de trocas materiais e simbólicas. Para a coordenadora, a proposta “cumpre um papel significativo, pois trata-se de uma documentação poética sobre nossa cultura e identidade”. Além disso, contribui para promover Santa Catarina e seus artistas no contexto dos festivais e encontros de fotografia dentro e fora do Brasil.

 

Serão selecionados 12 artistas naturais de Santa Catarina ou residentes no estado há pelo menos dois anos, assim como coletivos artísticos que tenham atuação comprovada em alguma das cinco regiões catarinenses.

 

O NA FOTO – RESIDÊNCIA se desenvolverá em duas principais etapas. Na primeira etapa, os artistas selecionados participarão de um workshop de cinco dias na sede do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA), no centro de Florianópolis, onde discutirão seus trabalhos e desenvolverão projetos sob a orientação de profissionais da área. Na segunda etapa, os participantes serão acompanhados à distância pela coordenadora e pelos produtores do NA FOTO, recebendo orientações e supervisão durante um mês.

 

Ao final, o projeto custeará a produção e impressão de uma coleção de 12 livros de fotografia, possibilitando aos participantes a publicação de seus trabalhos e a divulgação destes em um circuito de fotografia latino-americana que inclui bibliotecas em diferentes países, dentre eles Argentina, Cuba e Colômbia. As inscrições permanecem abertas de 25 de fevereiro a 20 de março de 2020.

 

logos.png

CONVOCATÓRIA NA FOTO

 

Esta convocatória é parte do NA FOTO – Residência, realizado com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura∕Artes–Edição 2019.

 

  1. Do objeto

Trata-se de uma residência artístico/fotográfica com o tema Cartografias Catarinenses, que será desenvolvida em duas etapas:

Workshop de 5 dias em Florianópolis na sede do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA, para pensar, discutir e desenvolver as propostas autorais em fotografia com atenção para a edição de um livro;

Pesquisa e desenvolvimento do trabalho orientado a distância pelo período de 1 (hum) mês.

O trabalho propõe explorar as identidades regionais do Estado, pensando o território como fenômeno cultural e lugar físico de trocas materiais e simbólicas.

 

  1. Objetivo

São objetivos desta convocatória realizar uma residência/missão fotográfica envolvendo 12 artistas e/ou coletivos catarinenses que trabalhem com fotografia, oriundos das 5 regiões de Santa Catarina, com o tema Cartografias Catarinenses.

Como produto final desta missão será elaborada a publicação de uma coleção com 12 livros de fotografia de autor. Cada livro terá o formato 10 x 15 contendo 20 páginas + capa. Impressão digital em 4 cores, costurado artesanalmente. Miolo em pólen bold 90g e capa opalina diamond 240g. com cópia numerada e assinada.

 

  1. Quem pode se inscrever
  • Artistas nascidos ou residentes em Santa Catarina há mais de 2 anos.
  • Coletivos artísticos atuantes em Santa Catarina há no mínimo 2 anos.

 

  1. Inscrições

As inscrições podem ser feitas de 25 de fevereiro de 2020 a 20 de março de 2020 através do e-mail nafoto@nefa.com.br, enviando em um único PDF as seguintes informações:

  • Nome do artista ou coletivo:
  • No caso de coletivo - nome do responsável pela inscrição seguido do nome de todos os participantes:
  • Cópia de RG ou comprovante de residência em Santa Catarina há mais de 2 anos (se coletivo, comprovação de atuação no Estado há pelo menos 2 anos, através de registros, documentos ou declarações que atestem a atuação do grupo);
  • Currículo resumido;
  • Portifólio com os últimos trabalhos;
  • Carta de intenção e proposta inicial a ser desenvolvida dentro do tema da convocatória - Cartografias Catarinenses (máximo duas laudas).

 

  1. Obrigações dos selecionados

Os artistas e/ou representante dos coletivos selecionados comprometem-se a estar presentes durante o período de 16 a 20 de abril de 2020 na cidade de Florianópolis para realização da primeira etapa da residência, responsabilizando-se por suas despesas de deslocamento e estadia.

Cada artista ou coletivo selecionado deverá desenvolver no período de 1 mês, após o período de residência, poética artística com o conceito cartografias catarinenses, com recorte para a sua região, elaborando uma edição/síntese que resultará em um livro de fotografia de autor, conforme definido nesta convocatória.

 

  1. Das obrigações da coordenação

Designar equipe de curadoria e divulgar os selecionados até o dia 30 de março de 2020.

Organizar e coordenar as atividades da residência em Florianópolis.

Orientar a distância o desenvolvimento dos trabalhos.

Orientar a edição final e fazer a curadoria dos ensaios realizados.

Providenciar e custear a diagramação final dos livros, impressão, encadernação e distribuição para bibliotecas reconhecidas conforme item distribuição.

Entregar ao artista ou coletivo participante 1 coleção completa dos livros resultantes deste projeto, juntamente com outros 5 exemplares do seu próprio livro.

Enviar para cada artista ou responsável por coletivo o arquivo final do livro de sua autoria para posterior reprodução.

 

  1. Distribuição

Serão impressas 25 unidades da coleção que serão distribuídas da seguinte forma:

1. Fototeca de Cuba - Cuba (1 coleção)

2. Biblioteca A TURMA – Argentina (1 coleção)

3. LivroVa - Escola municipal de fotografia de Berazategui/Buenos Aires (1 coleção)

4. Biblioteca das Fotografas Latino-americanas – Colômbia (1 coleção)

5. Elfa - Santa Catarina - Brasil (1 coleção)

6. Felifa - Argentina (1 coleção)

7. Fundação Catarinense de Cultura - FCC (2 coleções)

8. Cada artista ou coletivo receberá 1 coleção e 5 unidades do seu volume

9. Cada artista ou coletivo receberá cópia em PDF para posterior reprodução ou inscrição em editais.

 

8.Da seleção

A comissão de seleção será formada por Marcelo Fernandes (Coordenador Geral do BC Foto Festival), Laura Lavergne (Fotografa e curadora, representante da Fototeca de Cuba e Biblioteca A TURMA - Argentina)

A seleção será realizada nas seguintes etapas:

1. Na primeira etapa classificatória a produção analisará se os arquivos estão de acordo com a convocatória;

2. Na segunda etapa, também classificatória, os curadores selecionarão apenas as Cartas de intenção e propostas iniciais a serem desenvolvidas dentro do tema da convocatória, sem acesso ao nomes dos autores;

3. A proxima etapa será de análise dos Portifólios com os últimos trabalhos, ainda sem acesso aos nomes dos artistas;

4. Para seleção final, que contemple pelo menos um participante por região de SC, os curadores terão acesso aos curriculos resumidos e região de origem dos inscritos.

 

9. Disposições finais

O envio de propostas implica a total aceitação desta convocatória.

Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Projeto.

 

Mais informações poderão ser obtidas através do e-mail nafoto@nefa.com.br

 

NA FOTO

 

Projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura∕Artes–Edição 2019.