Video Palestra O LIVRO DE FOTOGRAFIA com Rosely Nakagawa

IMAGENS DA RESIDÊNCIA

O projeto NA FOTO – RESIDÊNCIA é uma proposta de residência fotográfica que tem como objetivo fomentar a produção artística no estado de Santa Catarina e viabilizar a publicação de livros de fotografia. O projeto, que foi um dos contemplados pelo edital Elizabete Aderle de Apoio à Cultura/Artes de 2019, é uma realização do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA), de Florianópolis, e conta com a coordenação da artista e curadora Lucila Horn.  

 

Com o tema Cartografias Catarinenses, o NA FOTO - RESIDÊNCIA busca explorar as múltiplas e diversas identidades regionais do estado, compreendendo o território como um fenômeno cultural e físico de trocas materiais e simbólicas. Para a coordenadora, a proposta “cumpre um papel significativo, pois trata-se de uma documentação poética sobre nossa cultura e identidade”. Além disso, contribui para promover Santa Catarina e seus artistas no contexto dos festivais e encontros de fotografia dentro e fora do Brasil.

 

Foram selecionados através de convocatória 12 artistas naturais de Santa Catarina ou residentes no estado há pelo menos dois anos, assim como coletivos artísticos que tenham atuação comprovada em alguma das cinco regiões catarinenses.

 

O NA FOTO – RESIDÊNCIA acontece em duas principais etapas. Na primeira etapa, os artistas selecionados participarão de um workshop de cinco dias na sede do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA), no centro de Florianópolis, onde discutirão seus trabalhos e desenvolverão projetos sob a orientação de profissionais da área. Na segunda etapa, os participantes serão acompanhados à distância pela coordenadora e pelos produtores do NA FOTO, recebendo orientações e supervisão durante um mês.

 

Ao final, o projeto custeará a produção e impressão de uma coleção de 12 livros de fotografia, possibilitando aos participantes a publicação de seus trabalhos e a divulgação destes em um circuito de fotografia latino-americana que inclui bibliotecas em diferentes países, dentre eles Argentina, Cuba e Colômbia.

 

A etapa de inscrições aconteceram de 25 de fevereiro a 20 de março de 2020.

 

logos.png