CURSO

A FOTOGRAFIA COMO FORMA DE EXPRESSÃO

Com Marcelo Greco

“...o homem somente pode viver poeticamente. ”
Heidegger

 

2021-01-09 (5).png

Um dos maiores desafios ao interessado em utilizar a fotografia como forma de expressão é compreender a sua potência na construção de uma narrativa poética. Em um mundo voltado para a informação rápida, fragmentada e efêmera, compreender como constituir uma narrativa visual é quase um desafio épico. Neste campo de imprecisões e de percepções, a proposta é um mergulho do um olhar para a interioridade.

O curso tem o objetivo de auxiliar o participante em seu processo de criação consciente, suas escolhas temáticas e os interesses que o levam a fotografar, inserindo-o nas condições culturais que o influenciam e orientá-lo no desenvolvimento da percepção de seu próprio olhar e para assim compreender sua percepção sobre o mundo e construir uma narrativa poética.

 

INVESTIMENTO: R$ 450,00

 

LOCAL: via plataforma zoom NEFA

 

marcelo.jpg

HORÁRIOS

 

O curso é dividido em cinco períodos divididos em 3 etapas

 

Dia 19/03 – sexta-feira, das 19:00 às 21:00 e 20/03 – sábado das 09:00 às 12:00. Na primeira parte através de textos e trabalhos de fotógrafos e do próprio Marcelo Greco, será apresentado o conceito de narrativa e construção poética. Como estruturar uma fluência visual e inserir o espectador no universo conceitual e perceptivo. Esta apresentação compreenderá a noite de sexta-feira e sábado pela manhã.

Dia 21/03 – domingo das 14:00 às 18:00. A segunda parte que engloba a tarde de domingo, os alunos terão a oportunidade de apresentar suas propostas de trabalho. A partir daí será definido um encaminhamento para cada aluno desenvolver uma proposta de trabalho para a semana seguinte.

Dia 28/03 – domingo das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00. A terceira parte, sabado à tarde, será o momento para cada um desenvolver suas propostas e desafios com orientação. Na última parte, domingo pela tarde, os alunos deverão apresentar suas propostas, para encaminhamentos e debate.

MINISTRANTE

 

Marcelo Greco

Nascido em 1966, trabalha com fotografia desde 1996. Desenvolve projetos nos principais museus do país, como MAM e MASP. Fez diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior.  Sua última exposição foi em Julho/Agosto de 2015 no MIS-SP com lançamento de livro com o projeto Sombras Secas. Faz parte de algumas coleções como da Coleção Joaquim Paiva, Museu de Imagem e do Som de São Paulo, Fundação Cultural de Curitiba, Pinacoteca do Estado de SP, etc. Foi curador geral do Festival ‘Paraty em Foco’ 2008.  Em 2009 criou a Schoeler Editions, editora especializada em edições limitadas de assinadas e numeradas pelos artistas. 

 

INSCRIÇÃO