A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA FOTOGRAFIA AUTORAL
com ANA SABIÁ
17 de março a 19 de maio de 2021

 

Abordagem experimental-humanística-conceitual com embasamento artístico e teórico, propostas de atividades práticas e acompanhamento do processo individual/coletivo.

ana_sabia_enciclopedia_2020_tribute to virginia oldoini.jpg

ana_sabia_enciclopedia_2020_tribute to virginia oldoini

 

Ana Sabiá é artista visual, fotógrafa e pesquisadora. Doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha Processos Artísticos Contemporâneos. Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Membro do grupo de pesquisa CNPq Articulações Poéticas (CEART/UDESC), do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte - NEFA (Florianópolis) e do Coletivo 7Mulheres. Atualmente, desenvolve pesquisas abrangendo corpo, surrealismo e auto-representação como estratégia de problematização política e feminina através da fotografia autoral. Participa ativamente da cena fotográfica contemporânea de exposições, mostras e festivais em todo o território nacional. Em 2017 foi premiada com o 1° lugar (categoria foto única) no 13° Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco; com o 2° lugar do juri oficial do Prix Photo Web Aliança Francesa e selecionada em convocatória do SESC Galerias, para a mostra individual "Do porão ao sótão" itinerante em três cidades catarinenses. Em 2019 foi selecionada para a mostra coletiva "Vento Sul" no 9° Foto em Pauta Festival de Fotografia de Tiradentes/MG e convidada pela curadoria da 14a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba para integrar a programação com a mostra individual "Panorâmicas do Desejo". Portfólio on line disponível em: http://www.anasabia.com e @anasabia.as 

O curso tem como objetivo propiciar aos participantes uma experimentação criativa com a fotografia no campo da arte, a partir de abordagens que perpassam o autorretrato e auto-representação; a performance arte; o hibridismo entre as linguagens artísticas considerando práticas com pintura, colagem, apropriação e outras interferências na elaboração de cartografias imagéticas imbricadas à literatura, música, teatro, cinema, cultura digital, política e a história pessoal.

 

Com abordagem teórico-prática dividido em 10 encontros (90 minutos cada) xs participantes serão apresentadxs às referências e temáticas em discussão com o intuito de propiciar ferramentas artísticas e conceituais, assim como serão orientadxs em suas práticas e processos criativos individuais e/ou colaborativos. Seleção de leituras e vídeos sugeridos.

 

CONTEÚDOS

 

A fotografia autoral como escrita de si: construção da intimidade e da subjetividade através da imagem; O autorretrato fotográfico como performance: o corpo e os sentimentos como protagonistas; O

surrealismo na fotografia e arte; Memória e ficção em álbuns de família; O documental autoral; Sinestesia e outros sentidos na fotografia; Sexo e erotismo na fotografia artística; Narrativa Poético-visual.

 

 

Horário: quartas-feiras das 18h às 19:30h

Vagas: 12 (mínimo 10 alunos)

Investimento: R$ 420,00 via depósito bancário BB

No cartão: R$ 440,00 em até 2x sem juros

Local: via plataforma zoom

 

Mais informações: contato@nefa.com.br

INSCRIÇÂO