A construção da subjetividade na fotografia autoral COM ANA SABIÁ
8 de abril a 29 de maio de 2020

 

ana_sabia_enciclopedia_2020_tribute to virginia oldoini.jpg

ana_sabia_enciclopedia_2020_tribute to virginia oldoini

 

Ana Sabiá é artista visual, fotógrafa e pesquisadora. Doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha Processos Artísticos Contemporâneos. Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Membro do grupo de pesquisa CNPq Articulações Poéticas (CEART/UDESC), do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte - NEFA (Florianópolis) e do Coletivo 7Mulheres. Atualmente, desenvolve pesquisas abrangendo corpo, surrealismo e auto-representação como estratégia de problematização política e feminina através da fotografia autoral. Participa ativamente da cena fotográfica contemporânea de exposições, mostras e festivais em todo o território nacional. Em 2017 foi premiada com o 1° lugar (categoria foto única) no 13° Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco; com o 2° lugar do juri oficial do Prix Photo Web Aliança Francesa e selecionada em convocatória do SESC Galerias, para a mostra individual "Do porão ao sótão" itinerante em três cidades catarinenses. Em 2019 foi selecionada para a mostra coletiva "Vento Sul" no 9° Foto em Pauta Festival de Fotografia de Tiradentes/MG e convidada pela curadoria da 14a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba para integrar a programação com a mostra individual "Panorâmicas do Desejo". Portfólio on line disponível em: http://www.anasabia.com e @anasabia.as 

EMENTA

 

Para que os conteúdos trabalhados - fotografia autoral e a construção poética da intimidade e subjetividade - possam efetivamente aflorar, é necessário partir de uma escuta atenta aos anseios e interesses de cada alunx, suas referências estéticas e seus temas, a partir da análise do seu portfólio fotográfico.

A leitura de cada trabalho, analisando as qualidades e vulnerabilidades a partir da relação entre imagem e discurso, será o ponto de partida individual na proposta de construção de sua especificidade e subjetividade na narrativa fotográfica.

Referência em artistas e fotógrafxs em diálogo com os assuntos trazidos pelos participantes.

 

 

COMTEÚDOS

 

A fotografia autoral como escrita de si: construção da intimidade e da subjetividade através da fotografia; - O autorretrato fotográfico como performance; - A auto-representação como possibilidades de ser e estar no mundo; - Cartografias fotográficas: Artes/Culinária/ Cinema/ Teatro/ Dança/Circo/ Música/ Literatura/ Moda/ Cultura Digital/ Política - A narrativa fotográfica.

 

Data: 8 de abril a 29 de maio de 2020

 

Horário: quartas-feiras das 19h às 22h

 

Carga horária: 24h

 

Vagas: 8

 

Investimento: R$ 300,00

 

Local: NEFA. Rua João Pinto, 30. Sala 607. Centro. Florianópolis.

 

 

Mais informações: contato@nefa.com.br

INSCRIÇÕES